Encontrar-se-á
aqui apenas um esboço. Mas é o bastante para fazer ver que se pode ir muito
longe desde que não se esqueçam as condições inferiores, que são como que as
raízes da ideia. É ainda uma ideia de
Comte, muitas vezes lembrada, muito pouco seguida, que a sociologia
depende da biologia, e, pela biologia, das ciências físicas e químicas.
Retomando esta dupla ideia, e tendo-a tão próxima do meu tema quanto possível,
estive atento em desenhar os contornos da família, essa sociedade elementar, a partir
do duplo constrangimento da natureza animal e da necessidade exterior. Esta
dupla condição é o que especifica as relações de esposo a esposo, de mãe a
filho, de pai a filho, frequentemente consideradas pelo contrário segundo leis
abstractas da sociedade dos espíritos. Falta considerar sumariamente essa
sociedade dos corpos, que é a família, no seu todo, reunindo nela os avós, os
pais, os filhos de todas as idades, os criados, enfim tudo o que de humano se reúne na casa; juntando ainda,
como numa penumbra, os cunhados e as
cunhadas, os tios e as tias, os primos, os amigos assíduos, enfim todos aqueles
que se reúnem nos dias de festa. Tudo isso em conjunto dá um certo som, e
produz um género de ideias inimitável, que o distingue de qualquer outra
assembleia. Ora se se quer aqui escapar à fantasia e à anedota, é preciso olhar
sem cessar para as condições inferiores, aquelas que nunca flectem.
É
preciso dizer primeiro que os laços de família não são escolhidos. O amor
retira em primeiro lugar o tempo de escolher; é preciso tomar o seu partido, e
regular as ideias pelos afectos. Este carácter marca-se cada vez mais à medida
que os filhos nascem. Não se tem filhos quando se quer, nem os filhos que se gostaria.
Só o casal dos pais asseguraria já que
não se pode aqui prever, nem querer, e que é preciso aceitar. Há bem mais; uma
multidão de antepassados, muitas vezes desconhecidos ou mal conhecidos, revivem
na criança, e o efeito ordinário dessas influências entrecruzadas é o retorno a
um tipo médio, o que faz uma individualidade invencível, sem precedente,
frequentemente rebelde. Que a criança seja inferior ou superior aos seus pais,
ou que ela mostre outras aptidões, de qualquer modo o espírito é humilhado,
porque é preciso amar o que não se teria escolhido. A função de pensar
encontra-se pois fora de lugar. A ideia de fazer o que se quer é remetida para
fora, para lá das paredes. Não são
vontades que se opõem aqui às vontades, são seres. Eis por que, segundo
a lógica própria das famílias, o argumento é imediatamente reportado ao
carácter; assim o direito de existir, que não está em questão, anula o direito
de pensar. Cada um aceita o humor do outro, o que é apenas dar-lhe espaço;
donde essa grande injúria, que é a regra nas famílias, que é de tomar uma
opinião como um movimento de humor. Percebe-se por que o pensamento e todos os
géneros de invenção só podem encontrar aqui solidão, sem qualquer eco. Não é
que um homem seja aí demasiado pouco estimado; mas ele é-o de tal maneira que compreende que o seu próprio valor não tem
nisso qualquer parte. É uma grande lisonja do sentimento subentender: “Mesmo
que fosses tolo, enfermo, mutilado, irreconhecível”; é uma grande lisonja, mas
que vai prontamente a uma espécie de desprezo, temível pela segurança. A contrapartida
desta espécie de heroísmo é a vaidade, que vai ao ponto de julgar todo o
sucesso segundo as marcas exteriores, mesmo quando é bem merecido; de modo que,
passada esta fronteira da tribo, e dentro dela, todos os valores caem: um é
inteligente como o outro é coxo. Esta força de igualizar é biológica; ela
parece-se com esse amor de baixa qualidade, mas inquebrantável, que cada um
dedica ao seu próprio corpo; ou, ainda melhor,
a essa espécie de amor que se pode imaginar que uma perna tenha pela
outra. A família não pode pois trazer o génio; se ela não o desconhece,
humilha-o ainda pela maneira de o honrar. Ver-se-á qualquer coisa deste
conflito em "La Maison du Chat que pelote". Encontram-se também em
Saint-Simon, e pintadas ao vivo, dessas famílias que se empurram todas, sem
qualquer discernimento, como cada um empurra com o seu corpo como numa assembleia. Não é que não se creia que o
filho valha tanto como o pai; é bem pior; é que não se crê nada no valor de
qualquer homem. O amor tem sempre grande dificuldade em não se perder pelo
heroísmo de tudo aceitar.
Segundo
esta ideia, compreende-se aquela política do parlamento familiar, que desce ela
própria ao mais baixo, por uma espécie de ironia sem nenhuma reflexão. Enquanto
que, na sociedade dos comerciantes, dos fabricantes e dos governantes, tudo é
pesado conforme os reais serviços, parece naturalmente à família reunida que o
favor e a sorte governam a promoção, a reputação, e mesmo a glória; e os
espíritos fracos trazem toda a sua vida no exterior dos homens essa enfatuação
sem estima alguma de si que tudo espera, que tudo pede, que tudo inveja, que só
obtém lugares de esmola, e para quem se criam. Este género de descontentes
enche todas as avenidas e tudo atrasa. Eu quis mesmo pensar que este amor cego
e exigente é o que colora de favor e de reconhecimento as relações políticas,
que se quereriam mais frias e calculadas, e que enfim muitos amam a sua pátria como sabem amar,
donde um género de devoção temível. É bem claro que a pátria não é exactamente
uma família, do mesmo modo que um rei não é exactamente um pai, e que uma
análise específica desta noção de pátria, a partir das conexões reais, seria o
mais útil trabalho.
Um
outro traço da família é que eu não vejo nela iguais, a não ser nas partes
exteriores e anexadas. A diferença de idades entre as crianças, a extrema
fraqueza e dependência de todos nos seus primeiros anos, o crescimento rápido,
e mesmo por saltos, que muda sem cessar e muito a situação de cada uma, tudo
exclui a ideia dum direito recíproco, sem contar que esta ideia é energicamente
negada pelo sentimento; donde um regime comunista, que é aqui de natureza, que
é o primeiro e sem dúvida o único regime do coração, mas que, verosimilmente,
não convém às sociedades em que o cego sentimento não pode regular suficientemente
as funções. Uma vez mais, é preciso dizer que a pátria não é uma família, e que
os homens duma mesma nação não são realmente irmãos. Falta aqui o laço
biológico, que é só sobretudo forte dum
irmão ao outro por uma comum dependência em relação aos pais, e ainda por
intercessão da mãe, da substância da qual eles foram feitos. Uma metáfora não
pode substituir essa unidade do tecido original. Talvez se achassem mais luzes,
se, em vez de se pensar pelas semelhanças, o que é o método preguiçoso, se
desenhasse em primeiro lugar todas as oposições possíveis entre a família e a
sociedade. Nós temos aqui uma, que é que a família nega energicamente o
direito, o que se encontra até nessas querelas de herdeiros, no momento mesmo
em que a família deixa de ser um facto. As vivas paixões que se erguem então
não vêm de modo nenhum dum vivo sentimento do direito, mas pelo contrário de
que a reivindicação de direito é tomada como uma injúria ao sentimento.
É
preciso notar uma outra oposição ainda, qualquer que seja a dificuldade que se
encontre em esclarecê-la o bastante em todas as suas partes. Num círculo de
seres humanos, em que as emoções, e, por reacção, a cortesia, jogam de rosto a rosto, tudo quer
descer já ao mais baixo, por que é humano que se regule o que se diz pela força
do mais ignorante ou do mais tolo, como também se regule aquilo que se ousa
pelos sinais do mais tímido. A despeito de todos os esforços, e depois de
curtos sucessos, é preciso que a conversação desça. Este efeito é bem mais
notável ainda na família, não por efeito da cortesia, que ao contrário falta
sempre demasiado pela tirania dos sentimentos, mas antes porque o inferior aqui
regula tudo, pelos humildes cuidados da vida, alimentação, criação, limpeza. Já
se explicou como o humor é aqui melhor aceite do que a opinião; apreendemos
agora a causa profunda, que é biológica; porque as necessidades dum doente, dum
bebé, duma acamada, regulam aqui a conversação e as acções; e essas
necessidades traduzem-se pelo humor, gritos de criança, queixumes do doente.
Esse imperioso governo continua mesmo fora das crises, segundo uma polícia dos
rostos, que sempre anunciam a objecção pelos sinais da dor de cabeça ou da náusea.
Assim, cada um é tão fraco para propor quanto é forte para recusar. Donde um
silêncio muitas vezes, e um vazio de ideias. Ora, embora seja quase impossível
de explicar as causas, não é certamente para aí que tendem os pensamentos, nas
sociedades mais extensas. Noto, mesmo no mais baixo grau, um ardor de admirar,
de embelezar, de simplificar, que explica o sucesso dos romances vulgares, em
que a vida superior, de sentimento e de pensamento, está tão bem separada das
necessidades biológicas. Acrescentemos, remontando, que os bons escritores são
mais lidos do que o que se crê, e que os escritores medíocres comunicam
deles sempre alguma coisa. Sobretudo o
culto dos grandes homens, dos santos,
dos heróis desenvolve-se, e mesmo sem qualquer temperança, pela grande
distância donde se vêem, e por uma felicidade de esquecer o peso do corpo em
nós tal como neles, e de separar a alma. Esta celebração produz quase os mesmo
efeitos nas sociedades que a comemoração nas famílias. Mas há esta diferença
que a comemoração vai sempre ao melhor, enquanto que a celebração, sempre
misturada aos dissentimentos de política, não vai quase nunca sem uma espécie
de execração, injusta pela ignorância. De qualquer modo, a vida pública é o
lugar da alegação e do juízo. Tudo que pleiteia, prega ou conta nos dá modelos
de ideias. As estátuas e os templos persuadem ainda melhor. Todavia, a
verdadeira escola dos pensamentos é a escola, outra sociedade, intermédia, que
se opõe tanto à sociedade política quanto à sociedade familiar, por essa
veneração à distância de vista que lhe é própria, e pela autoridade da bela
linguagem. Digamos em resumo que a família, sempre um pouco selvagem, é
civilizada por dois lados, seja pelo comércio e a paixão política do chefe,
seja pelas Humanidades, que ressaltam
dos cadernos de criança, misturando-se aos deuses lares; e tal é a verdadeira
escola da noite.
A
linguagem não contribui pouco para levantar os pensamentos; ao contrário
corrompe-os pela abreviação, pela queda da sintaxe, pela alusão enfim, que
acaba por dispensar o sentido. E quem ouve bem os sinais vocais, numa família
um pouco fechada, encontra qualquer coisa da linguagem primitiva. A linguagem
dos antigos amores, os apelidos cuja origem está muitas vezes esquecida,
misturam-se às articulações do bebé, ao calão da ama, ao sotaque da parentela
camponesa. E essa linguagem pareceria ao visitante completamente
incompreensível e estrangeira, como é, se dela se servissem para significar
alguma coisa; mas este dialecto familiar parece-se com todas as línguas de uso,
sempre demasiado admiradas por não exprimirem mais do que o fazem os gestos e
as acções; um surdo não perderia nada disso. A linguagem familiar, como toda a
linguagem, só é mantida e erguida acima da animalidade pelos poemas e orações;
são estátuas sonoras. E é por essa linguagem imposta que nós formamos as nossas
ideias quaisquer que elas sejam. Ouvir é uma palavra muito relevante.
A
expressão de sociedade polida diz também mais do que pretende. A cortesia vai
prontamente de fora para dentro, porque
ela modera as emoções e até as paixões; prepara mesmo as ideias, por essa condição
evidente de saber bem o que se diz. A imprudência própria a todo o amor é que
ele recusa a cortesia como uma espécie de injúria; donde se chegaria a uma
espécie de algaraviada que só exprimiria
emoções; assim, o amor tem grande necessidade dos poetas. Pelas mesmas
causas, os sentimentos familiares nunca se exprimem; e, pelo contrário, o humor
que é naturalmente mau, como o uso da
palavra o deixa ver o bastante, é o objecto constante das trocas, o que faz uma
vida azeda e mesmo muitas vezes brutal, desde que os trabalhos e o comércio,
palavra muito forte, se encontram separados da família. Daí vem que a família
camponesa, em que a autoridade das coisas regula o respeito, é ordinariamente
mais civilizada do que a família operária, ainda separada do trabalho pelo
regime da fábrica. Donde se podem prever grandes consequências para a religião
e os costumes, se, como se deve supor em todo o estudo de fisiologia, é a regra
que faz o deus. Toda a família é civilizada também pelos amigos; mas muitas
vezes aqueles que mais se amam encontram-se como que devorados pela tribo
selvagem, segundo essa astúcia dos sentimentos verdadeiros, que desprezam por
sistema a precaução. Uma família de comerciantes ou de políticos está melhor regulada
por um género de amigos necessários, que não se amam tanto.
Mas
a reacção, sobre a família, da sociedade política e da humanidade também pelas
grandes obras, forma um imenso tema no qual não posso entrar. Basta que se
compreenda que a família não pode regular-se a si mesma, o que significa dizer
que os sentimentos mais naturais e mais fortes não bastam para nada. A
segurança mesma do sentimento faz com que ele exprima muitas vezes sob
aparências difíceis de vencer. Como se espera muito, a decepção toma por vezes
a face do ódio; é assim que o amor paterno se volve algumas vezes numa
severidade sem medida; e, em resposta, acontece que a criança dê a ver os
sinais dum ódio bem armado. E, porque cada um sabe bem que a reconciliação não
está longe, e até que já está feita, o
mal só é maior. Pergunta-se se a segurança de amar não se dá maiores permissões
ainda do que a segurança de ser amado. Como o orgulho segue o arrebatamento
nestas querelas, não acontece que a terna efusão repare alguma vez completamente
os males da cólera. Pela experiência destas crises, chega-se a um silêncio que
é por ele mesmo injurioso, sem contar com o aborrecimento. Uma vez que não
se descobre aqui senão um erro de forma,
pode-se pensar que a bela linguagem bastaria quase a tudo, e que a leitura em
comum dos poetas, à falta de orações, lembraria utilmente a todos que a
improvisação mais sincera nem sempre é a mais verdadeira. De resto, o sentido
das palavras importa aqui menos do que essa submissão de todo o corpo que acompanha a atenta recitação. É claro que uma
oração que só pede modéstia, resignação, perdão aos outros, perdão a si, obtém
por isso só o que ela pede. A Bíblia é uma estranha mistura; muitas
vezes rude e inumana, impenetrável quase em toda a parte, ela não deixou menos
uma impressão benéfica em milhares de famílias, pelo costume de ler e de
recitar. É qualquer coisa acabar, e pode muito bem ser que a alusão estrague
todas as nossas ideias, e até todos os nossos sentimentos.
Estas
reflexões são muito fáceis de seguir. É útil apenas orientá-las ainda uma vez segundo a profunda
ideia de Comte, que toma a família como a escola dos sentimentos humanos. É
preciso voltar a dizer, depois dele, em primeiro lugar que os sentimentos
biológicos não são estranhos ao amor de outrem, o que a análise do sentimento
materno basta para pôr fora de dúvida; porque o amor de si está aqui de tal
modo mesclado com o amor do outro, que a devoção é nele tão espontânea como o
medo ou a cólera. Os sentimentos familiares fazem ver todos em algum grau essa violência característica,
que é como de carne e de sangue. Pelo contrário, os sentimentos morais, que o
homem estende tão facilmente até à humanidade inteira, são quase sempre menos
eficazes contra as paixões inferiores, por que, não lhes estando tão
intimamente ligados, não recebem essa força animal, única capaz de executar.
Eis por que as mais altas virtudes, embora muito comuns e em todo o lado
veneradas, só produzem promessas sem qualquer mudança real. Para empregar os
próprios termos do nosso filósofo, nós estamos submetidos a esta condição que
os nossos sentimentos mais eminentes são também naturalmente os menos eficazes.
A educação dos sentimentos consiste então numa espécie de transfusão do sangue,
pela passagem gradual dos sentimentos familiares aos sentimentos sociais, e
enfim humanos. Neste sentido, a família é o modelo de toda a sociedade, e mesmo
da humana e universal sociedade.
Em
contrapartida, a família, desde que ela se fecha sobre si própria, regressa a
uma espécie de selvajaria, por causas das quais quis explicar algumas. Todas as
formas da cooperação a civilizam. Todavia a pátria, que se mostra tão própria a
estender a dedicação real sem a enfraquecer, não nos oferece de modo nenhum essa
fácil passagem à humanidade que Comte esperava dela, e até via já feita desde
meados do século precedente. As causas disso são misturadas e obscuras. Todavia
Pierrefeu, num livro de primeira importância, "G.Q.G. Secteur 1", notou
que o principal, nesse sentimento nacional que vai tão naturalmente até ao
sublime, poderia bem ser o laço de carne que une cada família àqueles que, pela
necessidade, são lançados no terrível jogo da guerra. Tanto quanto esta ideia
tão simples, e no entanto nova, é suficiente aqui, ela explicaria um género de
violência, que os governantes sabem muito bem pôr em acção, mas que não sabem
regular. Por muito difícil que seja uma tal análise, é permitido observar que
nós encontramos facilmente no sentimento nacional, embora deformada, essa
negação do direito que, na família, resulta da força mesma do sentimento. Assim,
a guerra parece-se com as querelas fratricidas, pela cegueira e a tirania das
paixões que a alimentam; mas difere delas por isto, que a despeito duma
ambiciosa metáfora, não se encontra aqui entre os homens dos diferentes países
essa forte e natural afeição que, nas famílias, é quase sempre um remédio
suficiente para as rivalidades. É a mesma coisa da fraternidade dos povos como
dos sentimentos paternais que se querem supor no monarca; estes sentimentos
metafóricos exigem e não pagam. Por exemplo,
na família, os temíveis movimentos do orgulho paterno são moderados em
primeiro lugar pelo laço de natureza e de presença, e também pela intercessão
da mãe; por outro lado, a revolta duma
criança que se crê oprimida é temperada pelas mesmas causas, sem contar com a
esperança muito segura duma libertação por efeito da idade. Não se vê nada de
parecido no estado monárquico, onde se compreende, a partir destas observações
e por tantas experiências, que os sentimentos não chegam. É que eles estão
demasiado separados da natureza biológica. Por causas do mesmo género, embora
melhor compostas ainda, há lugar para
recear que os sentimentos sejam ainda menos suficientes entre as nações.
Repitamos aqui, para despertar a atenção dos investigadores, que o afecto das famílias pelas crianças, que
leva o sentimento patriótico até à mais feroz exaltação, não encontra um freio
suficiente nos sentimentos de humanidade, decerto eminentes, mas comparativamente
muito fracos. Assim a série: Família, Pátria, Humanidade não permite um
desenvolvimento contínuo. Falta-lhe um termo, que é a Escola; e a Escola
bastará talvez na sua função de civilizar, sob a condição de que seja universal em todos os sentidos da
palavra, quer dizer que distribua
amplamente e livremente a todos o tesouro das humanidades.
Alain
(Tradução de José Ames)
ÍNDICE
ADVERTÊNCIA
AO LEITOR
ONZE
CAPÍTULOS SOBRE PLATÃO
I.
SÓCRATES: O plebeu – Platão descendente dos reis – Maiêutica – Tremelga – O
universal – A fraternidade – Sócrates moralista – Sócrates em Platão.
II.
PROTÁGORAS: O céptico – O homem de Estado – O pensamento – Os cinco ossículos.
III.
PARMÉNIDES: O falso platonismo – A ideia exterior – Participação – O jogo
dialéctico – A pura lógica – O um e o ser.
IV.
AS IDEIAS: O Hípias Maior – A ideia e a coisa – A relação -
Transcendência? – A ideia e a imagem – Intuição e entendimento – A ordem das
ideias – A ideia na experiência – O movimento – A inerência julgada.
V. A CAVERNA:
O cubo e a sua sombra – Um único mundo – O erro – As sombras – Os graus
do saber – A evasão – O bem – O espírito do mito – Uma história verdadeira –
Geometria – A prova do entendimento – Pragmatismo.
VI.
TIMEU: Os nossos sonhos – O imutável destino – Deus retirado – O Fédon –
A vida futura – O imutável mundo – A matéria.
VII.
ALCIBÍADES: O amor platónico – O mau companheiro – Alcibíades caído – O
Banquete – O amor celeste.
VIII.
CÁLICLES: O círculo dos sofistas – Resposta a Sócrates – A natureza e a lei –
Sócrates diz não.
IX.
GIGÉS: Os leõezinhos – O medo não é virtude – Gigés fez bem – A República
– A ideia de justiça.
X.
O SACO: O leão e a hidra – Desejo e cólera – As virtudes do Estado – As formas
degradadas do Estado – O homem – A justiça íntima – Relação da justiça e das
outras virtudes.
XI.
ER: Quem julgará da felicidade? – A opinião e o saber – Deus não pune – O
grande juízo – A inútil experiência – A
escolha esquecida – O eterno no presente.
NOTA
SOBRE ARSITÓTELES
ESTUDO
SOBRE DESCARTES
O
HOMEM: Guerras e viagens – O homem de acção – O homem isolado – Severidade –
Retrato.
A
DÚVIDA: Dúvida voluntária – Duvidar e crer – O geómetra.
DEUS:
Falsa infinidade – Grandeza de imaginação – Entendimento e juízo – Deus
espírito – Duas religiões –Deus verídico.
O
PEDAÇO DE CERA: O que muda e o que fica – A ideia de extensão – O átomo – A
inerência – O movimento.
GEÓMETRA
E FÍSICO: Reflexão e refracção – O físico geómetra –O íman – O arco íris.
O
ANIMAL: O animal-máquina – A mitologia – As paixões – O inconsciente.
A
UNIÃO DA ALMA E DO CORPO: A alma não é coisa – O alma e o cérebro – A glândula
pineal – Sumário das paixões.
IMAGINAÇÃO,
ENTENDIMENTO, VONTADE: A imaginação – Entendimento e vontade – Revista do
entendimento – A vontade no pensamento – O espírito livre em Descartes.
O
MÉTODO: A existência e a essência – As séries plenas – As ideias e a
experiência – A evidência – A verdadeira fé.
SOBRE
O TRATADO DAS PAIXÕES: O escravo do homem – Conselhos à princesa Elisabeth –
Descartes, médico dele mesmo.
O
HOMEM-MÁQUINA: Os espíritos animais – A glândula pineal – Os traços no corpo –
A mecânica do corpo – O inconsciente.
AS
PAIXÕES DA ALMA: As paixões são pensamentos – Sobre a admiração – A ligação das
paixões ao corpo – Cartas à princesa Elisabeth e a Chanut – Amor e ódio.
A
GENEROSIDADE: O livre arbítrio – O herói – A mística racional – A força do
espírito.
REMÉDIO
PARA AS PAIXÕES: Poder do homem sobre o seu próprio corpo – Sobre os seus pensamentos – Amar vale mais do que
odiar – Que todas as paixões são boas.
HEGEL
A
LÓGICA: A história da filosofia – Contradições – Relação da lógica hegeliana
aos nossos pensamentos – Ser, não-ser e devir – Sentido duma metafísica do
devir – A dialéctica hegeliana – Hegel e Hamelin – Da qualidade à quantidade –
Monadismo e Hegelianismo – Do ser à essência – O fenómeno – O vazio da essência
– Kant e Hegel – O exterior e o interior – Passagem à noção – Juízo segundo a
noção – Silogismo segundo a noção - Relação verdadeira do sujeito ao atributo –
Sócrates corajoso – Passagem à natureza – Aristóteles, Hegel e Marx.
A
FILOSOFIA DA NATUREZA: O espírito na natureza – Hegel e Goethe – A natureza
mecânica – Física e Química – A vida – O organismo – A plante e o animal – A
sensibilidade – A falta e o desejo – A reprodução e a morte.
A
FILOSOFIA DO ESPÍRITO: Sentido duma filosofia da natureza – Princípio da
filosofia do espírito – Divisões.
O
ESPÍRITO SUBJECTIVO: A alma profética – O humor e o génio – Loucura e hábito –
Passagem à consciência – Consciência infeliz – A história hegeliana – O
entendimento no objecto – Posição de Kant – Passagem à consciência de si – O
egoísmo destruidor – O reconhecimento e o combate – Senhor e escravo – A
psicologia – A insuficiência da psicologia.
O
ESPÍRITO OBJECTIVO: O espírito na obra – O Estado verdadeiro – Exemplo tirado
da pena - Hegel e Comte – O direito como moralidade existente – Propriedade e
contrato – O direito abstracto – A fraude – O crime – A moralidade pura – a
moralidade social – O amor – O casamento – A sociedade civil – O Estado – A
história do mundo – A dialéctica materialista.
O
ESPÍRITO ABSOLUTO
A
ARTE: A noção e a ideia – A arte
simbólica e a arte romântica – A arte clássica, como mediação – Hegel e o
panteísmo – Arquitectura – Escultura – Pintura – Música e poesia.
A
RELIGIÃO: Da arte à religião – A lógica na história – Dialéctica da religião –
A religião verdadeira – História das religiões – A religião como história.
A
FILOSOFIA
AUGUSTO
COMTE
I.
O FILÓSOFO: Clotilde de Vaux – Doença mental – O busto – Nova religião – Poder
espiritual – Culto positivista – O positivismo e a guerra.
II.
O SISTEMA DAS CIÊNCIAS: Os métodos – Cultura positiva – A matemática – As
séries – Relação da matemática à astronomia – Astronomia – Físico-química –
Biologia – Sociologia – Relação da sociologia às ciências – Moral e sociologia
– A cultura enciclopédica – As hipóteses – O materialismo – Tirania da química
sobre a biologia – A lógica real – Contributo das diversas ciências.
III.
A LEI SOCIOLÓGICA DOS TRÊS ESTADOS: Império da sociologia – História
sociológica das ciências – Hiparco e Kepler – A humanidade – As superstições –
A astrologia – Os números sagrados – A biologia Metafísica – A comemoração
- As pretensas sociedades animais –
Política teológica – Sociologia positiva – O estado teológico – A Grécia e Roma
– O monoteísmo – A feudalidade – Reabilitação da Idade Média – Spinoza – Estado
metafísico – O regime positivo – O positivismo construtor.
IV.
O ESPÍRITO POSITIVO: A matemática – O preconceito dedutivo – Kepler místico –
Curso popular de astronomia – Curiosidades astronómicas – A moral – Disciplina
do sentimento – O amor da verdade – Utilidade das ciências – Educação
enciclopédica – A idade metafísica – O espírito sociológico – Dinâmica e
estática social.
V.
PSICOLOGIA POSITIVA: A família, escola de psicologia – A psicologia individual
– A psicologia na história – A nossa longa infância – A inteligência separada –
Quadro das funções mentais – O sistema cerebral – A afectividade – As funções
intelectuais.
VI.
ORDEM E PROGRESSO: A história positiva – Condições do progresso – Necessidade
biológica – A feudalidade – Condições da ordem – A ordem militar – A Idade
Média – O poder espiritual – O progresso, desenvolvimento da ordem – Variações
compatíveis com as leis estáveis – O poder humano – A liberdade real –
Broussais – Estática social – Dinâmica social.
VII.
MORAL SOCIOLÓGICA: A Virgem-Mãe – Individualismo – Contrato social – Uma
sociologia da família.
SOCIOLOGIA
DA FAMÍLIA
O
CASAL: O amor – O casamento – O amor e o direito – A obediência – O governo
doméstico – Os dois sexos – O sexo activo – O pensamento feminino – A forma
humana . A casa – O juízo maternal – O poder espiritual – A guerra, acção
masculina – O poder feminino – A acção e o pensamento – O amor amadurecido - A
fé – A harmonia – Stendhal e Balzac – As humanidades – A inteligência no casal.
A
MÃE E A CRIANÇA: A criança reguladora – O amor conjugal – A união real –
Divórcio impossível – O juramento – Graça da criança – O amor de si – O amor de
outrem – O egoísmo – O Menino-Deus – O amor feminino – O reconhecimento.
O
PAI: O trabalho – Puerilidades – Tagarelice – O governo e a opinião –
Conversações – A amizade – Pai e filho – O pai professor – A escola e a família
– Caridade – A arte das mães – Filho e mãe – Piedade filial – Comemoração – Os
mortos governam – Eugénia Grandet.
A
FAMÍLIA: O parentesco – Os caracteres – A família e o génio – O parlamento
familiar – Pátria e família – Comunismo – Fraternidade – A família e o direito
– A cortesia – O humor – Leituras – A escola – A linguagem – Cortesia
moderadora – Família camponesa e operária – Os sentimentos – Querelas – A bela
linguagem – A Bíblia – A escola dos sentimentos – Sentimentos eminentes fracos
– As paixões na guerra – A humanidade.
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