quinta-feira, 22 de março de 2012

AUGUSTO COMTE

FILOSOFIA



Auguste Comte, politécnico, depois leccionador na escola em que tinha sido aluno, finalmente expulso de todo o lado e livre pensador absolutamente, teve uma vida miserável por duas causas. Primeiro foi mal casado, e só encontrou a mulher digna dele e do amor verdadeiro tardiamente, em 1844, e não usufruiu mais de um ano da felicidade de pensar amando. Essa mulher chamava-se Clotilde de Vaux; ela pensava; ela julgava as paixões. Duas das suas máximas darão a ideia do que ela foi: “São precisos, à nossa espécie, deveres para fazer sentimentos.” Esta máxima faz eco a esta outra do filósofo: “Regular o dentro pelo fora”, que diz, por outras palavras, a mesma coisa; e adivinhar-se-á aqui como dois pensamentos se encontram sem que um force ou mesmo altere o outro. A segunda máxima que eu quero citar de Clotilde é mais directamente eficaz para todos; “É indigno duma grande alma comunicar a inquietação que sente.” Isso despede o actor trágico; e Comte nunca esteve disposto a fazer de actor trágico. Fica, dessa pura união entre duas almas fortes e atormentadas, as efusões em forma de oração do viúvo sem casamento, efusões que seriam sublimes em verso, e que são ainda bastante tocantes nessa prosa construída que é o instrumento do nosso filósofo. Por esta segunda fase de infelicidade do sentimento, pode-se julgar da primeira, que foi bem pior e sem consolação. E esta profunda divisão contribuiu ainda, depois da morte do filósofo, para se querer cortar esta filosofia em duas; tentativa que de modo nenhum seguirei, negligenciando nisso as fracas polémicas. Julgar-se-á, depois da própria exposição, que as conclusões estavam todas no começo. Disso ter-se-á já alguma ideia a partir da máxima célebre que acabo de citar, sobre o dentro e o fora; porque ela esclarece em primeiro lugar toda a doutrina do conhecimento, que comanda todo o sistema; mas  significa também uma severa doutrina dos costumes, e um dos meios dessa fé reencontrada, que fez escândalo para os corações secos, mas que concorda exactamente com a situação humana positivamente definida, como espero se verá.

A outra infelicidade visava mais directamente o centro dos pensamentos. Na sequência de meditações imprudentemente prolongadas sobre o conjunto do problema humano, o nosso filósofo foi lançado num trágico estado de fadiga que fez crer em alguma doença mental. Todavia o sábio triunfou dos médicos; e o que  escreveu, ele mesmo, sobre essa crise é o que se pode ler de mais belo sobre a aparência da loucura, que é quase toda a loucura, e sobre o remédio que o pensamento pode ainda encontrar em si mesmo neste estado de confusão ameaçadora. Dessa amarga experiência, ele obteve, mais directamente sem dúvida que qualquer outro sábio em qualquer tempo, o conhecimento das divagações anárquicas às quais se entrega o espírito sem objecto e sem regras, e do absurdo natural às fantasias de todo o género. Esta lição é boa para todos; porque a ideia de que há um pensamento natural, e mesmo mais clarividente e mais verdadeiro do que o outro, o Cartesiano, é uma ideia ruinosa, e que só é suportada nas naturezas em que a própria loucura é medíocre e de boa companhia. Feliz quem divaga irrecusavelmente desde que se afasta do verdadeiro para todos. Esta lição devia ser mais cruel para o pensador da ordem do que para qualquer outro; mas ela explica também essa disciplina continuamente procurada, na ordem exterior, na ordem social, e na prática duma religião estritamente racional fundada  sobre uma e outra.

Nessa vitória custosamente adquirida, não tentarei adivinhar as derrotas, as fugas, e os momentos de desespero. A segunda máxima de Clotilde foi aplicada com coerência, e muito antes de ter sido formulada. Nada ficou das fraquezas duma grande alma no sistema tão bem fortificado de que vou traçar o esboço. Comte ensinou-nos a comemoração, que é simplificação e purificação. Aconselho o leitor a rodear alguma vez o busto de Comte, tão bem colocado na praça da Sorbonne em que se encontra o mercado não coberto do espírito. Essa forte cabeça, tão bem construída, não se parece com a dum homem infeliz. O que o estatuário soube fazer, é o que eu tento fazer também, conservando a arquitectura e rebaixando os vãos incidentes, que de resto são de todos, e não ganharam importância na história deste pensamento, a não ser pela própria importância do que era preciso salvar e que foi salvo.

Nem tudo foi amargura nos acontecimentos que bordejavam este pensamento. Desde os seus primeiros trabalhos, Comte teve a glória real. Logo apoiado, mesmo materialmente,  por eminentes discípulos de todos os países, ele viu-se chefe de escola e sacerdote da nova religião; e, na sua nobre pobreza,  permaneceu livre de toda ligação aos poderes e aos corpos académicos, conformemente à severa doutrina segundo a qual o Poder Espiritual deve separar-se absolutamente da força temporal, e agir sempre por livre ensinamento, livre conselho, e livre consentimento. Por uma consequência bem instrutiva, e que a doutrina tinha previsto, ele foi capaz de prosseguir livremente e publicamente as suas pesquisas, sem ter de temer nenhum género de perseguição política. Esta vida foi, pois, no total, o que ela tinha sonhado ser. Mas, por um contraste chocante,  a doutrina não conheceu depois dele o amplo e eficaz desenvolvimento que ele lhe prometia. Sabe-se que, em todos os países civilizados, o Culto Positivista tem ainda hoje os seus templos e os seus fiéis. Todavia pela fraqueza dos estudos científicos, cada vez mais subordinados aos resultados materiais, e também pela decadência das Humanidades, tão bem chamadas, a propagação da doutrina achou-se menos rápida do que o mestre ousara esperar. Uma fidelidade estreita, quanto ao número dos fiéis, e se se ousa dizer mesmo quanto ao espírito, faz com que agora um profano, como eu sou, se possa crer em condições de defender utilmente a doutrina, e até de a ressuscitar de algum modo naqueles mesmos  que juraram acreditar nela e de por ela regular a sua vida normal. Não percorrerei todas as causas desta espécie de esquecimento, exterior e mesmo interior. Eu senti disso mais de uma vez vivamente os efeitos. A doutrina positivista, bem mais largamente aberta em todas as partes do que se crê, era moderadora  primeiro pelas suas partes pesadas e inabaláveis, e civilizadora, como era preciso pelas suas consequências, que são imensas, imprevisíveis, e completamente conforme as necessidades urgentes. A Igreja Positivista do Brasil foi capaz de escrever, em 1914: “A presente catástrofe fratricida resulta dum atraso da propaganda positivista, especialmente em Paris.” Julgar-se-á pelo que segue se esta frase é ridícula ou não. Foi daí que veio ao autor destas páginas  a ordem imperativa de reconduzir a estes caminhos as meditações dos espíritos pacientes, sérios e novos, não através dum resumo ou duma súmula desta imensa doutrina, mas antes pela exposição directa de algumas das ideias que nela se encontram, e que ajudaram o leitor atento a compreender pelas suas causas as suas próprias faltas, as de outrem, e finalmente as provações destes tempos difíceis. Eis por que retomei em 1933 uma exposição de 1918 à qual só faltava um pouco mais de extensão, e talvez uma experiência redobrada das necessidades e também da força do ensino público.


Alain
(Tradução de José Ames)

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