terça-feira, 13 de março de 2012

O ESPÍRITO ABSOLUTO




A história universal é a história do espírito. A vida e a morte das nações, as trocas, lutas e conquistas, fazem aparecer um desenvolvimento absoluto. Um tesouro vai crescendo sem parar, e sem parar se renova sem nada perder de si mesmo; Todo o homem nele se reconhece, ou antes nele reconhece que a sua própria natureza se ultrapassa a ela mesma. A religião é como o centro dessa cultura absoluta; mas é a arte que anuncia a religião e é a filosofia que compreende  que o desenvolvimento que vai da arte à religião se faz no interior do espírito. A arte é como o nascimento do espírito absoluto. Na extrema confusão dos pensamentos, e no meio das contradições em que a alma se combate a si própria e se divide a si própria, o eterno aparece; é a obra de arte. Cada um compreende essa linguagem universal bem melhor do que a sua própria língua. Essa grande escrita diz primeiro tudo e responde a tudo. Tal é primeiro o deus. E  será sempre o deus que não se discute. Neste sentido a arte supera a religião e  esclarece-a sempre duma certa maneira. Porque essa harmonia sentida na obra de arte entre o baixo e o alto, entre a natureza e o espírito, realiza a prova ontológica, e de antemão assegura os nossos pensamentos. Mas por outro lado, a obra de arte é enigmática; a expressão nela ultrapassa a forma. Assim, o deus é interrogado e deve prestar contas dessa força que exerce; o pensamento que se desenvolve assim por uma meditação sobre a arte, é a religião; e a dialéctica própria da religião faz entrar na história mesma a arte imóvel. A história da arte é assim um esboço da história da religião. Mas não é a religião mesma que escreve essa dupla história. Toda a religião é enigma por sua vez, tanto quanto a tomamos como um acaso. Só a filosofia reconhece em toda a arte um momento da religião, e na religião um momento do espírito absoluto. De resto a filosofia é ela própria história, e, poder-se-ia dizer, história da história, neste sentido que toda a história se reflecte e reúne nela, mas sempre num desenvolvimento sem fim; e aqueles a quem isso surpreende não sabem o que é o espírito.


Alain
(Tradução de José Ames)

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